Jair e Javier: Separados Pela Nacionalidade
OPINIÃO
Diante do embate de uma das eleições presidenciais mais importantes da história da Argentina, surge a dúvida: "Javier Milei e Jair Bolsonaro, qual a diferença?"
O questionamento sabemos, mas e a resposta? Há quem diga que eles apenas concordam alguns ideiais e alguns chegam até negar semelhanças entre o brasileiro e o argentino, mas a única diferença entre os dois é a nacionalidade.
O que não faltam nas eleições da Argentina de 2023 são as semelhanças com as eleições do Brasil de 2018 (as que elegeram o "Milei brasileiro").
Vamos lá. Em 2018, a nação brasileira expelia todo o seu antipetismo. Resultado dos conturbados 13 anos de PT que ocasionaram em uma gravíssima crise econômica. Surge naquela ocasião um deputado federal que queria ser presidente da República. Este expressou toda a indignação do povo brasileiro naquele momento e por isso parecia ser a opção certa.
Escolhido, logo após o início da sua gestão é visto que caímos em uma cilada, logo vimos que era lobo em pele de cordeiro. As decisões do mesmo foram cruciais para a volta do PT e para piorar o que já estava ruim.
Em 2023 a Argentina sofre umas das maiores crises econômicas já vistas, com a moeda mais desvalorizada do mundo ('Peso') e uma inflação que chega a 110%.
Insatisfeitos com a situação atual, o povo argentino sente o que os brasileiros sentiram há 5 anos e assim como nós naquela época, optam pelo antagonista dos que estão no poder (que consequentemente seriam os causadores do problema ou responsáveis pelo agravamento).
Nem só nas idéias Bolsonaro e Milei têm suas semelhanças, a vida parlamentar de ambos também similar.
Em seus 26 anos como deputado federal, Jair aprovou apenas 2 projetos mas apresentou centenas. O motivo da rejeição da maioria de suas propostas no legislativo se deu pela baixíssima qualidade em seus planos.
Javier Milei é deputado desde 2021. Sua atividade parlamentar é marcada pela ausência em sessões e e pela apresentação de zeros projetos. Ou seja, no parlamento, a única diferença entre Jair e Javier foi o tempo pra ser inútil.
O deputado não teve compromisso nem para comparecer à Assembleia Legislativa, terá compromisso como presidente para tirar a Argentina do buraco?
Pouco antes do 1° turno das eleições da Argentina, o Jair Bolsonaro gravou um vídeo onde diz:
"Olá, prezado Javier Milei. Temos muita coisa em comum. [...] Nós defendemos a família[...]"
Na campanha de Milei, da sua família, apenas sua irmã, Karina Milei, está presente. O economista tem divergências com seus pais e os consideram "tóxicos". Ou seja, Javier Milei não consegue estabelecer uma relação com o seu próprio ciclo familiar, como ele vai defender a família de alguém?
Já o ex-presidente brasileiro sempre usou desse discurso de defender o clã, mas foi o mesmo que afirmou preferir ver seu filho morto "em um acidente de carro" do que vê-lo sendo homossexual. Não é nem necessário comentar essa declaração.
Seja em atos ou falas, Jair e Javier têm suas semelhanças. O povo argentino se encontra em uma saia justa. Terão que escolher entre o ministro da economia em meio a grave crise econômica e um deputado despreparado em meio ao caos.
------------------------------
A opinião de comentaristas não representam a linha editorial da CIMBT NEWS
---------------------
Autor: Vitor Silva
Comentários