8 de janeiro, o retrato do Brasil


OPINIÃO 

Em 8 de janeiro manifestantes  simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022, invadem e depredam a sede dos três poderes em Brasília.

As imagens do ataque são destaque no mundo todo. Os atos foram a gota ďágua para Alexandre de Moraes. De imediato, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determin que todos os acampamentos bolsonaristas em todo o Brasil fossem desmontados. Momentos de pura tensão que retratam a nação brasileira.

A RETRATAÇÃO 

Tudo teve início por erros que são de praxe do eleitor brasileiro. A ingenuidade, fanatismo e idolatria que os cega e faz de um patife o seu 'herói de estimação' o dando exatamente o que ele quer: fama, poder e dinheiro. O que resulta em cenas como àquelas dos últimos meses de 2022 e pondo assim o país num vicioso ciclo de desordem e retrocesso desencadeando a desmoralização da maior arma de um povo, o voto.

Também foi visível o despreparo de nossos representantes. Eram constantes os casos de falta de decoro e preparo dos parlamentares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instaurada para investigar os atos. Alguns pareciam estar interessados não em punir os culpados, mas sim, em alimentar o conflito raso e ideológico que forma o teatro de tesouras em que a política brasileira vive. Outros com perguntas pífias com a finalidade de tumultuar, além dos que nem sabiam o que estavam fazendo ali.

Outro destaque é o fato de como  o judiciário pode ser incompetente e parcial. É comum dizer que a justiça "tarda mas não falha", mas no episódio do 8/1, a justiça falha porquê tarda. Há 11 meses centenas de pessoas estão na cadeia detidas em prisão preventiva na invasão. Sem julgamento, esses vândalos mofam na papuda sem ao menos terem sido condenados. E os poucos que são condenados, são sentenciados em quase 20 anos de prisão.

Sentenças extremamentes excessivas. Dizer que a democracia estava em risco por causa daqueles  arruaceiros e taxa-los como "terroristas" está completamente errado, não tinham poder nenhum pra abolir o Estado democrático de direito naquele ato.

Em ato parcial, deixam apodrecer na cadeia quem não deveria ficar mais de três meses atrás das grades. 

Este foi o completo retrato do Brasil. Um país movido por interesses próprios dos que o comanda e de um povo tomado pelo fanatismo político. Permitindo a entrada da incompetência e desonestidade nos três poderes levando o país a um buraco profundo quase que impossível de emergir!


Artigo de: Vitor Silva 
--------------------------
As opiniões de comentaristas na CIMBT NEWS não representam necessariamente a linha editorial do portal


Comentários

AS PREFERIDAS DO PÚBLICO