'Estadão' se recusa a publicar fotos de autor do ataque em Blumenal: "visibilidade é um troféu"
O jornal "Estadão" se recusou a publicar imagens e outras informações de Luiz Henrique Lima, de 25 anos, que invadiu e asssinou quatro crianças e feriu outras quatro na manhã desta quarta-feira (05/04) em Blumenal (SC)
Em nota, o jornal paulista diz que
"Pesquisas mostram que a
exposição [do criminoso] pode levar a um efeito de contágio, de valorização e de estímulo do ato de violência em indivíduos e comunidades de ódio, o que resulta em novos casos. A visibilidade dos agressores é considerada como um “troféu” dentro dessas redes"
"essa decisão segue recomendações de estudiosos em comunicação e violência."
Declarou o jornal que pelo mesmo motivo, não divulgou imagens do ataque na Vila Sônia, em São Paulo, há 10 dias
O autor do ataque em Blumenal já foi preso após se entregar à polícia
A ÍNTEGRA DA NOTA
"O Estadão decidiu não publicar foto, vídeo, nome ou outras informações sobre o autor do ataque, embora ele seja maior de idade. Essa decisão segue recomendações de estudiosos em comunicação e violência.
Pesquisas mostram que essa exposição pode levar a um efeito de contágio, de valorização e de estímulo do ato de violência em indivíduos e comunidades de ódio, o que resulta em novos casos. A visibilidade dos agressores é considerada como um “troféu” dentro dessas redes. Pelo mesmo motivo, também não foram divulgados vídeos do ataque em uma escola estadual na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo, no último dia 27 de março."
Comentários